topocolunavip

Publicidade
Destaques

Destaques

 

Notícias, eventos, empresas, aniversários, saúde, turismo, galeria de fotos, promoções, colunistas, informações, ações sociais ! 

Nesse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19) muitas mães com suspeita ou confirmadas com a Covid-19 se perguntam se devem amamentar seus bebês. No entanto, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) defendem a manutenção da amamentação por falta de elementos que comprovem que o leite materno possa disseminar o novo coronavírus.

Para esclarecer essas dúvidas e incentivar a prática, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) exibe, durante a campanha Agosto Dourado, vídeos sobre amamentação e sua continuidade mesmo em mães confirmadas com Covid-19.

De acordo com a médica da Semus, Gboado Emmanuella Akowanou, um comunicado emitido pelo Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM), da Sociedade Brasileira de Pediatria em março 2020, mostrou-se a favor da manutenção do aleitamento materno desde que as mães concordem com isso. “Nós sabemos que o leite materno é a melhor fonte de nutrição para maioria dos bebês. Partindo da revisão sistemática de evidências realizada pela OMS, concluíram que a presença de anticorpos IgA no leite das mães que já tiveram Covid-19 e que os componentes bioativos do leite materno protegem o recém-nascido contra a infecção”. LEIA MAIS:

As atividades do Cineclube da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, retornam a partir desta sexta-feira (07), de forma online, às 18h.

Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição. Após o preenchimento, os interessados serão cadastrados no sistema Plataforma Eventos da UFT. Para garantir o certificado, o participante deverá comparecer no mínimo em três discussões.

De acordo com o coordenador do Cineclube, professor João Batista Félix, nesse tempo de pandemia, é preciso desenvolver algumas atividades: "Nós estamos nos inspirando em algumas atividades do Cineclube desenvolvidas em outras universidades. Já temos um bom número de inscritos e contamos com a máxima presença", relata.

Dermatologista Luciane Prado troca de idade nesta quarta-feira 03 e recebe o carinho dos familiares e amigos.

Parabéns e muitas alegrias !

Doze de maio é comemorado o Dia do Enfermeiro e, especialmente, este ano esses profissionais têm muitos motivos para se orgulhar do ofício que escolheram. Eles enfrentam o que talvez seja o maior desafio de suas vidas pessoais e profissionais, afinal, trata-se de uma crise de saúde pública sem precedentes. Enfermeiros e enfermeiras estão na linha de frente ao combate do coronavírus (Covid-19) , colocando as suas vidas e de seus familiares em risco para salvar as vidas de tantas outras pessoas.LEIA MAIS:

Para contribuir no combate ao novo coronavírus, com o objetivo de auxiliar na proteção dos profissionais que realizam serviços essenciais durante a pandemia da Covid-19, a loja Damaso Boutique realiza a doação de máscaras de tecido. Os acessórios, que têm a intenção de ajudar essas pessoas, foram confeccionados especialmente para esta época tão difícil que o País atravessa. No início deste mês, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu nota afirmando que o uso de máscaras de pano pode diminuir a disseminação da COVID-19 por pessoas assintomáticas ou pré-sintomáticas.   Conforme a entidade, o acessório atua como barreira mecânica evitando que as gotículas da fala, tosse ou espirro atinjam outras pessoas ou superfícies. LEIA MAIS:
Visando diminuir aglomerações em tempo de pandemia Covid-19, o Governo do Tocantins, através do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) implantou o documento digital. A partir de agora a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) estão disponíveis no seu smartphone, através do aplicativo (app) Carteira Digital. Esta medida irá diminuir o fluxo de pessoas no órgão, pois, não será necessário ir a um posto de atendimento do Detran – TO para imprimir o documento do veículo, porque o documento digital tem o mesmo valor que o documento impresso. Dará agilidade ao processo, porque não será necessário aguardar a impressão da CNH para tê-la em mãos. Tem a praticidade de ter tudo em um só aplicativo, no seu celular. E a segurança assegurada através do
QR Code (Quick Response Code), um código de barras bidimensional que irá garantir a integridade e autenticidade do documento, evitando fraldes. “O documento digital vai diminuir o tempo de espera e seguir as orientações da saúde para evitar aglomerações, além de facilitar a fiscalização”, destacou o presidente do Detran-TO, Claúdio Alex Vieira. O presidente anunciou que em breve serão implantados novos serviços online, melhorando o serviço ofertado ao usuário. LEIA MAIS :
O Vivence Suítes Hotel Palmas, empreendimento de luxo da Vivence Hotéis & Resorts, anuncia concurso gastronômico “Vivenciando o Sabor do Tocantins” em celebração ao Dia Nacional do Turismo (08 de Maio) e aniversário da capital do Tocantins (20 de Maio) em parceria com a Chef Maria Ruth, Chef Malena Mota e Chef Robert Neto. O concurso tem como finalidade, além de escolher um Chef/Cozinheiro Vencedor da edição de 2020, dar a oportunidade para o participante assinar e ter o seu prato integrando o menu do restaurante do hotel em 2021, utilizando ingredientes da culinária regional ou local do estado do Tocantins.LEIA MAIS:

Iniciativa “Desminto”, conta com a participação voluntária  de dez profissionais do Tocantins e pretende combater notícias falsas sobre a COVID-19

Um grupo de jornalistas comprometido com a checagem dos fatos. Assim pode ser definida a iniciativa “Desminto”, criada em março deste ano, que tem ganhado adeptos em todo o Estado. Os profissionais são responsáveis por buscar a verdade dentro de tantas informações falsas relacionadas à pandemia do Coronavírus (COVID-19), disseminadas todos os dias, principalmente, pelo WhatsApp.LEIA MAIS :

O 9º Batalhão da Polícia Militar (9º BPM), área de atuação da PM no Bico do Papagaio, norte do Estado, lançou nesta quinta-feira, 07, lista de contatos denominada de “Telepatrulha”, onde consta o número de telefones das viaturas, nas quais também serão plotados os números, da sede da Unidade em Araguatins e nas demais cidades da região, propiciando o contato de qualquer pessoa com a PM; e o “WhatsApp Denúncia”, facilitando a informação direta do cidadão em realizar qualquer tipo de denúncia à Polícia Militar.  LEIA MAIS :

Na semana em que se comemora o dia das mães, a Polícia Militar homenageia as mulheres de farda que se dedicam com destreza às duas missões: Maternidade e carreira militar. Ao longo da semana, iremos contar histórias de dedicação, superação e bravura que fazem dessas mães guerreiras, destaque na corporação.

Deuramar Leite/Governo do Tocantins

Com força e bravura a major Allana Lopes Sousa Silva de 40 anos é a primeira mulher a assumir o subcomando do 9º Batalhão (9º BPM) com sede em Araguatins, no Bico do Papagaio, norte do Estado. A oficial assumiu o subcomando da Unidade no dia 1º de julho de 2019. Esposa de militar e mãe de dois filhos, major Allana está a serviço da Polícia Militar há 16 anos e conta sobre o desafio que é conciliar a vida de uma mãe e policial militar principalmente por estar à frente de uma função operacional de tamanha relevância da Unidade: “Seja policial militar, civil, secretária, diarista, vendedora, balconista, doutora, em qualquer trabalho que a mulher exerça é preciso se desdobrar em sua função para também ser mãe”.

Major Allana, destacou: “Como policial militar e exercendo uma função de comando na Polícia Militar tenho que reconhecer ser necessário manter a serenidade, o amor e o carinho de mãe. Tenho dois filhos que me dão a alegria e renovam as energias todos os dias com suas histórias contagiantes e fantasiosas, até surreais.”

O serviço policial é exaustivo e exige muita atenção e cuidado. Para uma mãe ainda tem uma segunda jornada a ser desenvolvida em casa e sem horário de término, mas a subcomandante conta com o esposo para partilhar a educação dos filhos: “Divido minha missão de educar os filhos com meu esposo que também é policial militar e juntos percebemos que aproveitar cada detalhe dos filhos com alegria é revigorante.”

Na casa da militar, a rotina diária inicia logo cedo para deixar os filhos prontos para a escola. De acordo com Allana, as crianças já acordam com disposição total, contando os sonhos que tiveram à noite. E quando chegam da escola tem assunto em dobro para contar como foi seu dia, haja fôlego. “Não posso perder o tempo que tenho para aproveitar esses momentos com meus filhos. O tempo passa rápido e logo estarão na faculdade. Tenho que aproveitá-los em cada minuto. É gratificante ter uma família. Os filhos são bênçãos na vida de uma mãe”. 

E finalizou: “Sempre me dediquei a meu trabalho, amo o que faço, sou policial militar por amor. E tenho a honra de ser mãe, me dedico com muito amor e carinho na missão de conduzir meus filhos no caminho do bem, ensinando o bom caráter e valores como respeito ao Deus que servimos, à família e à todas as pessoas”. 

Crédito das fotos: Ascom 9º BPM

 

Legenda das fotos

Foto 01 – A educação dos filhos do casal de militares é partilhada pelos dois

Foto 02 – Esposa e mãe, Major Allana desempenha função de destaque na PM

Foto 03 – Major Allana em momento de descontração com os filhos

Foto 04 – Major Allana é a primeira mulher a assumir o subcomando do 9º BPM e conta com o apoio do marido.

Foto 05 - Major Allana está a serviço da Polícia Militar há 16 anos    

 

Página 1 de 46
Publicidade
Clinica Pes 3

Colunistas

Acesso Restrito

Contato

© Todos os direitos reservados. Ivonete Eich / Coluna VIP Tocantins | 2013-2017.

Desenvolvido por OceanoAzul 100x27