banner colunistas ColunaVIP 201805

Publicidade
Liliane Vieira

Liliane Vieira

Médica clínica geral , pediatra e pesquisadora em nutrologia.

Sexta, 30 Março 2018 20:49

Chocolate sem Culpa

Os benefícios do chocolate estão muito além do sabor e do bem estar, porém deve ser consumido de forma saudável. Como qualquer alimento, o chocolate consumido de forma errada e em quantidades elevadas pode causar doenças, inclusive a obesidade.

Quinta, 28 Dezembro 2017 11:28

A luta de João Gilberto contra o tempo

João Gilberto, é uma criança tocantinense de 02 anos, que nasceu no dia 15/04/15 sem sintomas, (até os 08 meses), chegou a engatinhar (parando recentemente).

Sua mãe Maria de Jesus (professora infantil), percebendo que algo estava errado, lutou para que João fosse atendido no Hospital SARAH de Brasília. E teve o seu diagnóstico de Atrofia Muscular Espinhal (AME) Tipo 2 em 03/05/2017 .

A AME é atrofia muscular espinhal (AME), também denominada amiotrofia muscular espinhal, consiste em uma patologia genética degenerativa, que afeta as células do corno anterior da medula, resultando em fraqueza e atrofia muscular caracterizada por problemas nos movimentos voluntários, é uma doença degenerativa rápida e fatal. Nos casos mais severos (tipo 1 ou 2), a evolução é mais rápida e intensa, no prazo de algumas semanas ou meses, essas dificuldades aumentam, principalmente as respiratórias, e o João fica sob constante risco de vida.

Estima-se que a AME de início durante a infância afete 1 indivíduo para cada 10.000 nascidos vivos e, que se inicia na idade adulta, 1 para cada 100.000 nascidos vivos.

João já começa a apresentar um quadro de paralisia e flacidez e não consegue andar, e a doença começa a comprometer sua condição respiratória no período da noite e seus movimentos das pernas.

A esperança do João reside no medicamento chamado NUSINERSEN (SPINRAZA). Um medicamento que está em fase de aprovação pela ANVISA, mas sem previsão de liberação para venda no Brasil. Medicamento este, que algumas crianças brasileiras já tomaram e estabiliza a doença, além de voltarem seus movimentos. Notícia ruim que ele é de altíssimo custo, em torno de 750 mil dólares. João precisa tomar esse medicamento o mais rápido, pois o tempo é seu pior inimigo.

Sua mamãe e seu vovô não tem condições financeiras para fazer esse tratamento do João atuais do João que são, por enquanto, baseados em terapias e fisioterapias para uma melhor qualidade de vida, além de precisar de aparelhos necessários para ajudar sua respiração a noite.

Ele precisa de ajuda financeira, para sobreviver, contamos com a ajuda da Sociedade Palmense, e de seus empresários, em doação em dinheiro.

Banco do Brasil Agência: 2781-2

Conta poupança: 35627-1  V: 51

CPF: 078.512.961-88

João Gilberto Rocha de Oliveira

Caixa Econômica

Agência 3939 op:013

Conta Poupança: 70808-4

CPF: 078.512.961-88

João Gilberto Rocha de Oliveira

LILIANE LOPES ROCHA VIEIRA - MÉDICA PEDIATRA 

Na foto com o vovô, que ajuda a mãezinha a cuidar de João Gilberto

 

O limão é um fruto de baixo teor de calorias e grande quantidade de nutrientes de importância vital para o nosso corpo, é um verdadeiro presente da natureza. Fruta cítrica originaria do sudoeste asiático, ela é consumida no mundo inteiro, de grande aceitação no consumo direto e na culinária. Porem hoje evidenciamos o seu valor preventivo e curativo de doenças. Melhor absorvido na forma de suco diluído em água, pode ser consumido de forma benéfica a qualquer hora do dia, devido a seus efeitos antibacterianos, antiviral e antioxidantes.

Na rotina de consultório, pacientes me perguntam como o limão sendo ácido pode fazer bem para o estômago? E eu respondo: o limão é ácido fora do corpo, pois ele é rico em ácido ascórbico etc... porém é rico também em minerais que alcalinizam o corpo e quando é ingerido transforma o PH do corpo em alcalino, protegendo contra câncer, diabetes e inflamações. Possui nutrientes como: complexo B, cálcio, ferro, magnésio e potássio entre outros.

Podemos pontuar mais de 10 benefícios da água com limão

1. Impulsiona o sistema imunológico e sistema linfático, devido a vitamina C, flavonoides, limoneno e as outras vitaminas, combate as infecções de repetição, amigdalites, otites e sinusites, principalmente em crianças.

2. Melhora a digestão, diminui a azia, que é causada pela acloridria, combate o arroto e a flatulência, e por incrível que pareça, trata a gastrite que não resolve com Omeprazol.
3. É fonte de potássio, que auxilia no metabolismo cerebral, coração e nervos periféricos, e evita a retenção hídrica.

4. É adstringente para o hálito, tem uma ação refrescante e anti-inflamatória para as gengivas e combate o mal hálito, pois auxilia na digestão de carnes e alimentos mais indigestos.

5. É um Detox, água com limão estimula o fígado fazer Detox de todas as impurezas e toxinas ingeridas pelo corpo.

Página 1 de 2
Publicidade

Colunistas

Acesso Restrito

Contato

© Todos os direitos reservados. Ivonete Eich / Coluna VIP Tocantins | 2013-2017.

Desenvolvido por OceanoAzul 100x27