topocolunavip

Publicidade
Marta Lúcia

Marta Lúcia

Fisioterapeuta formada pela UNOESTE, com Especialidades em Acupuntura, Saúde da Mulher, Terapia Manual, Ortopedia e Traumatologia, Treinamento Desportivo e Saúde Publica. Empresária do Espaço Jalapa, Espaço de Fisioterapia e Terapias Integrativas. Professora do CEULP/ULBRA com Mestrado, Doutorado e Pós Doutoranda em Ciências da Saúde. Com diversas formações na área da Fisioterapia como RPG, Pilates, Leopold Busquet e Ayurveda. Casada com Lúcio Flavo, Empresário da Catedral do Jalapão Ecolodge, mãe de dois filhos.

Domingo, 15 Setembro 2019 08:46

Fáscia e a conexão mente-corpo

Temos um conjunto de tecidos que cobrem todos os músculos; cada um desses tecidos é alimentado por um nervo e vasos sanguíneos. Este conjunto ainda pouco conhecido é a fáscia.

Acredita-se que existe uma forte relação dela com a psicologia e com o equilíbrio corporal, com relatos, inclusive, de recordações de momentos vividos a partir da manipulação desses tecidos.
.
O desenvolvimento do nosso sistema fascial começa como um gel fibroso ao redor das células do embrião em desenvolvimento. À medida que essas células se multiplicam, o mesmo ocorre com o gel que as envolve. A fáscia, composta de colágeno, elastina e substância fundamental, conecta tudo no corpo.
.
A matriz tensional da fáscia é tal que uma contração em uma parte do corpo pode ser sentida em qualquer outro lugar. Em termos práticos, isso significa que nossa rede fascial está continuamente formando, enquadrando e gerenciando nosso movimento. Acredita-se que experiências traumáticas emocionais podem ficar “inscritas” na fáscia, em forma de “nós”, de perda de movimento, e que a manipulação da fáscia e suas terminações nervosas implica em uma mudança da propriocepção, que geraria uma ação direta no sistema nervoso autônomo e, como resultado, uma mudança no tônus que regula a unidade motora em questão.
.
A visão reducionista considera cada parte do corpo separadamente, mas nenhuma de nossas células, exceto a original, foi separada. Segundo Tom Myers: "somos cultivados a partir de uma semente, não juntos em partes". A fáscia torna evidente que a união mente corpo não é apenas uma ideia, mas uma realidade anatômica.
.
Independentemente dos estressores que experimentamos, um organismo continua a trabalhar incansavelmente para se manter como um todo unificado, homeostaticamente✨.

Segunda, 16 Setembro 2019 08:11

Nosso corpo frente ao estresse...

Diversas adaptações e modificações acontecem em nosso organismo quando nos deparamos com situações estressantes, hormônios são despejados, nosso corpo se modifica para lutar ou fugir que é uma resposta inata, ficamos em alerta e estar em alerta em determinados momentos é uma resposta boa, afinal são respondas de defesa e sobrevivência. O problema é estar em constante alerta, sobrecarregando nosso organismo até o momento que ele não suporta.
Quando pensamos em estresse, pense em traumas físicos, sobrecargas químicas e tóxicas como por exemplo a poluição eletromagnética e traumas emocionais, um determinado alimento pode ser um estressor para seu organismo por exemplo.
E agora, o que podemos fazer?
Primeiro pontos e evitar os estressores possíveis, aprender a relaxar com técnicas de respiração e meditação e ressignificar/reinformar questões psicoemocionais que geram resposta de luta ou fuga em você. .
.
A Microfisioterapia também pode ajudar, auxiliando no reequilíbrio neuroendócrino após a detecção de agentes estressores e reinformaçao do organismo.. .
.
Jéssica Caroline - Fisioterapeuta
Agendamentos e dúvidas pelo direct ou (63) 984634107

Segunda, 16 Setembro 2019 07:48

O que é LPF?

LPF é um inovador sistema de treinamento postural e respiratório , que utiliza o conhecimento das rotas fasciais para uma maior ativação dos músculos do CORE , proporcionado aos seus praticantes a regulação do tônus basal e a normalização da PIA ( pressão intra-abdominal ). ​ Além da resposta estéticas na faixa abdominal com a melhora do tônus dos músculos abdominais e redução de até 12 cm de circunferência abdominal, a prática REGULAR e SISTEMÁTICA do método promove outros benefícios : ​

✅Melhora das dores na coluna ​​​​​​ ✅Melhora o funcionamento do intestino ​✅Melhora o desempenho esportivo ​​​✅Prevenção e auxílio no tratamento de IUE ​​​​✅ Acelera a recuperação pós - parto ( promove o fechamento da diástase abdominal e recupera a função dos músculos pélvicos )

Página 1 de 32
Publicidade

Colunistas

Acesso Restrito

Contato

© Todos os direitos reservados. Ivonete Eich / Coluna VIP Tocantins | 2013-2017.

Desenvolvido por OceanoAzul 100x27