topocolunavip

Publicidade
Talita Brunes

Talita Brunes

Fisioterapeuta formada pelo CEULP-ULBRA PALMAS, com Especialidades em Acupuntura, Ortopedia e Traumatologia, Fisioterapia esportiva, Terapia Manual e Treinamento Funcional.  Empresária do Espaço Talita Brunes - Reabilitando Vencedores localizado na Clínica Ortopédica do Tocantins - COT.  Com diversas formações na área da Fisioterapia como Dor, Reeducação Postural Funcional,  Pilates, kinesio Taping e Dinamic Taping, Dry needling, avaliação de marcha e corrida, Fisioterapia em Esportes de Luta. Fisioterapeuta do Palmas Futebol e Regatas estando entre as 10 mulheres do Brasil que trabalha com Futebol Masculino.
 

 

Quinta, 31 Janeiro 2019 08:46

Massagem ou (Fisio)terapia manual ?

Apesar de ambas serem feitas com as mãos, existem algumas diferenças sim, eu vou explicar para vocês. A massagem é um conjunto de movimentos feitos com as mãos, aplicados aos tecidos sadios do corpo de forma rítmica que podem ser suaves ou fortes. 

Envolvem manobras de deslizamentos, amassamento, vibração, digitopressão, fricção entre outros, são aplicadas em ritmos constantes sem que seja necessário observar uma resposta do organismo e utiliza-se veículos para facilitar as manobras como cremes e óleos.  É indicada para relaxamento, drenagem de líquidos, entre outros. É contraindicado em feridas e em vários casos onde pode gerar dano como, por exemplo, durante a cicatrização.

A Fisioterapia manual que é um dos meus métodos de trabalho, vem do termo fisioterapia manual ortopédica, que é uma área especializada da fisioterapia  voltada para o tratamento de condições neuro-musculoesqueléticas, que não se restringe a aplicar técnicas, utiliza-se raciocínio clínico, diversas modalidades que afetam os músculos, articulações fáscias (tecidos conjuntivos) e nervos e ainda exercícios terapêuticos.

Outra grande diferença entre elas é que antes de mais nada , a fisioterapia manual preconiza que seja realizada uma AVALIAÇÃO criteriosa do paciente  para que se identifique o acometimento e a necessidade do mesmo. A Fisioterapia Manual ortopédica também abrange e é guiada pelas evidências cientificas e clinicas disponíveis e pelos aspectos biopsicossociais de cada pacientes.

É lógico que a Massagem faz muito bem quando aplicada, mas é muito diferente de Fisioterapia manual.  Um fisioterapeuta tem formação para aplicar massagens, porém, ele tem outros recursos mais efetivos para utilizar. Um massoterapeuta ou esteticista não tem formação em Fisioterapia Manual. 

É muito importante esclarecer, pois os pacientes que buscam a fisioterapia manual devem busca-la exclusivamente com fisioterapeutas.

Segunda, 17 Dezembro 2018 13:14

É normal sentir dor depois do treinamento?

Hoje início minha participação na coluna VIP Tocantins, respondendo uma pergunta que recebo diariamente no consultório. É normal sentir dor depois do treinamento? Sim é normal, se você começou a praticar qualquer modalidade de esporte recentemente ou sua carga de treino foi aumentada, pode ter sim um quadro de dor muscular tardia, conhecida na fisioterapia esportiva como a DMIT (Dor Muscular de Início Tardio), ela surge em até 8 horas após a execução dos exercícios e faz sim você acordar quebrado, apresenta picos de 24 a 72 horas depois da atividade e pode durar até uma semana.

Diversos movimentos podem causar a dor muscular tardia, mas ela é comum nas contrações do tipo excêntricas, quando o músculo se contrai e se alonga, como nas panturrilhas durante a prática da corrida, isso acontece porque há microrrupturas de fibras musculares e liberação de enzimas.

Para de recuperar, além do respeito aos intervalos de treinos, boa alimentação e bom sono são importantes, as técnicas de Recovery como Massagem, Acupuntura, Crioterapia entre outros podem te ajudar muito nesse processo.

A profissão  FISIOTERAPIA busca maximizar a função, minimizando as incapacidades para todas as pessoas de Todas as idades. Nesse contexto o MOVIMENTO é a chave para uma vida com qualidade, mobilidade e flexibilidade.

Antes de começar ou recomeçar a fazer atividade física, procure um fisioterapeuta especialista em orto-traumatologia ou fisioterapia esportiva. A individualidade de cada exercício é fundamental para a qualidade do mesmo, melhor desempenho e prevenção de lesões.

 Dicas de Prevenção da DMIT :

– Respeite seus limites!

- Procure um educador físico para acompanhar os treinos

- Respeite os períodos de descanso e recupera-se!

- Alimenta-se bem!

-Hidrata-se bem!

-Conte com o apoio de um Fisioterapeuta Esportivo para prevenir lesões.

O Espaço Talita Brunes - Reabilitando Vencedores, localizado na Clínica Ortopédica do Tocantins COT conta com profissionais especializados e prontos para atender você.

Contato :  ( 63) 32146685 e (63) 984527075 whatsApp

Publicidade

Colunistas

Acesso Restrito

Contato

© Todos os direitos reservados. Ivonete Eich / Coluna VIP Tocantins | 2013-2017.

Desenvolvido por OceanoAzul 100x27